convite-cacilda

 

Não é sempre que ergue-se uma voz disposta a enfrentar temas cercados de tabus na nossa sociedade — como, por exemplo, a gravidez precoce. A escritora e pediatra Fátima Parente assumiu o desafio e, a partir de experiências adquiridas em sua atividade clínica, escreveu uma história ficcional abordando o tema sem receios. Assim, surgiu o “Cacilda”, livro infanto-juvenil que será lançado em 10 de dezembro na livraria Cultura do Shopping Villa Lobos.

“Minha intenção foi me dirigir às adolescentes por meio de uma história ficcional agradável, mas de temática dura e atual”, diz autora. Especializada em neonatologia, ramo da pediatria que se dedica à assistência da criança até os 28 dias de vida Fátima tem assistido, ao longo da carreira, um número significativo de mães adolescentes  “Hoje, cerca de 20% das mulheres grávidas têm idade entre 13 e 19 anos”, diz ela.

Cacilda, a protagonista do seu livro, tem apenas 13 anos quando se envolve com um rapaz mais velho e mantém relações sexuais com ele. “Não há como prever o intempestivo na adolescência, principalmente quando se trata de amor”, diz ela, refletindo uma grande capacidade de tolerância e compreensão com o desejo dessas adolescentes. Uma das características do livro é ser uma história de amor precoce sem julgamento a respeito do comportamento romântico-sexual dos personagens. Mas há sim uma advertência: “a maternidade precoce pode suprimir ou deformar a segunda fase da vida: adolescência, adverte a autora. Para ela, a gravidez precoce deve ser, sim, condenada por motivos físicos, sociais e emocionais: “Meninas de 13, 14 e até 15 anos não estão preparadas fisicamente e nem emocionalmente para ter filhos. Além disso,podem sofrer exclusão dentro e fora da família e se tornarem adolescentes tristemente solitárias”.  Segundo a autora, o assunto diz respeito principalmente à família e a escola, que devem informar, educar e aconselhar as crianças desde muito cedo: “é muito tarde se deixarmos para fazer isso quando elas já são adolescentes ou quando começam a paquerar”, adverte a escritora.

Essas e outras questões relacionadas ao tema são abordadas de maneira divertida e saudável no livro “Cacilda”, recomendado não apenas para as adolescentes como, também, para seus pais, irmãos e família em geral.

foto-fatima-parente

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficha Técnica

CACILDA

 de Fáti ma Parente

Editora Manole

56 páginas

R$ – R$32,00

Lançamento: 10/12  às 16:00h

Livraria Cultura

Shopping Villa Lobos