fotos-fotos-do-corinthians-5d272e

Um estudo realizado pela Brand Finance, multinacional especializada no estudo de marcas, coloca o Corinthians como a 19a marca mais valiosa entre todos os clubes de futebol do mundo. O valor da marca, segundo a empresa, é de US$ 103 milhões (cerca de R$ 213,5 milhões). Isso significa, segundo o estudo,que houve uma valorização de 34% em relação ao ano passado, quando a marca Corinthians ocupava a 24a colocação deste mesmo ranking. Santos (38º), São Paulo (39º), Flamengo (45º) e Internacional (46º) são os outros clubes que aparecem colocados neste estudo.

A Brand Finance festeja a evolução das marcas brasileiras: “As marcas de clubes brasileiros e turcos tiveram grande evolução graças ao crescimento das economias de seus países e à crescente paixão de seus torcedores”, diz o comunicado da empresa.

Apesar disso, ainda há uma grande distância entre o valor das marcas do futebol brasileiro e do europeu. O Bayern de Munique, campeão da Liga dos Campeões, por exemplo,  ultrapassou o Manchester United e assumiu a liderança da lista, com um valor de marca de  US$ 860 milhões (quase R$ 1,8 bilhão).