Chris Sharma rock climbing / deep water soloing in Mallorca, Spain.

 

A vida contemporânea é cercada de limites cada vez mais restritos. Os homens dos grandes centros urbanos vivem numa redoma na qual preserva-se, a todo custo, das emoções mais intensas, dos desafios, das experiências ruins mas construtivas e, enfim, da vida. O comportamento social permite que um homem passe a vida toda tendo sempre a mesma rotina emocional, provendo, sim, segurança, mas limitando a vivência. Se você não gosta disso e sente que é preciso fazer alguma coisa nesse sentido,  passe, pelo menos, pelas dez situações listadas abaixo.

1- Conheça muito bem um assunto diferente da sua profissão

Por mais que você procure especializar-se na sua profissão, é  importante que você seja também especialista em alguma outra área que não exerça a pressão típica de todo o trabalho. Procure assuntos que realmente você goste e estude-o em profundidade. O aparelho reprodutor dos macacos,  os instrumentos musicais dos aborígenes da Austrália ou as lingeries prediletas das atrizes polonesas? A vida é ampla em assuntos.

2 -Faça uma proposta surpreendente a uma mulher

Com aquela que você tanto deseja, mas que também é a mais inalcançável, só pode funcionar mesmo uma proposta absolutamente surpreendente.  Oferecer um milhão de dólares por uma noite é uma delas — mas reservada a muitos poucos. Siga o espírito: peça a ela em casamento, convide-a para uma viagem à Índia, sugira um suicídio a dois ou proponha uma balada liberal. Seja criativo, mas entenda o “espírito da coisa”.

3-Participe de uma competição esportiva

Mesmo que você não goste de atividades físicas. O importante é participar, não importa se você vai ganhar ou mesmo realizá-la plenamente. Uma maratona? É bom. Ou uma prova de triathlon. Tem preguiça? Então participe de uma competição de quem come mais cachorro-quente.

4- Tente fazer algo para o qual não tem o menor talento

Algumas atividades parecem completamente distantes da tua realidade. Jogar pôquer, tocar um instrumento, velejar, pescar, dar aulas para surdos…Enfrentar o desafio daquilo que parece impossível. Talvez você perceba que realmente é impossível.

5-Corra risco de vida

Não de maneira irresponsável, claro. Afinal, se não der certo, você ainda tem que completar essa lista. Mas correr risco de vida de maneira controlada e segura, revitaliza o cérebro. Saltar de paraquedas, por exemplo. Escalar uma montanha gelada. Ou fotografar a filha da Xuxa.

6-Passe fome

A miséria não é recomendável. Mas há situações em que, mesmo tendo recursos, a fome é inevitável. Experimente passar uma semana nos Himalaia. Ou alguns dias numa favela. Ou, ainda, uma dieta macrobiótica de arroz integral.

7-Reivindique uma promoção salarial

Você acha mais que justo ganhar mais. Mas nunca levou ao seu chefe uma reivindicação forte, objetiva, desafiadora? Ou me dá aumento ou caio fora, cabeça! Nunca mesmo? Então ainda não viveu a vida.

8- Peça perdão a uma mulher e tente perdoar

Você traiu, mas não quer perdê-la. Ajoelhe-se e peça humildemente o perdão. Dificilmente você vai obter sucesso, mas a experiência será fundamental para você aprender a não trair mais ou, pelo menos, a não ser flagrado outra vez. Se você foi o traído, tente perdoá-la. Você não vai conseguir, mas a tentativa é válida.

9-Viaje para um lugar exótico

Não é monótono ir sempre para os mesmos lugares? Litoral, montanha. Salvador e Buenos Aires.  Sítio do primo e hotel fazenda. Paris e Miami. Experimente ir para o Jalapão ou para Nova Zelândia. Ah, importante! É bom consultar um mapa para saber onde fica seu destino.

10- Fale em público

Muita gente trava quando vai falar em público seja de cinco pessoas. É verdade, talvez você não tenha nada o que falar para mais do que quatro pessoas. Nesse caso, cante!