O que são os treinamentos de redação executiva?

Constituem oficinas dinâmicas de comunicação por escrito, desenvolvidas a partir de um conteúdo básico (veja a seguir), mas inteiramente adaptadas às necessidades, dinâmicas operacionais e temas da empresa contratante. Os treinamentos são oferecidos “in company” para empresa como Banco Safra, IBC, Banco Real, Sabesp, Cyrela, Goodyear, Brasoftware, Adidas

Os treinamentos apresentam dinâmica prática, elaborada por meio da combinação de apresentação temática e exercícios, sem conteúdo acadêmico. Tratamos a redação empresarial com a visão da realidade e da aplicação da comunicação escrita na vida cotidiana de profissionais que necessitam utilizar essa ferramenta para exercer suas funções dentro de uma empresa.

Como são desenvolvidos os treinamentos?

 Para desenvolver um treinamento específico às empresas solicitantes, cumprimos as seguintes etapas:

Diagnóstico:

Reunião para localizar as necessidades da empresa, os objetivos, os temas desenvolvidos pelos profissionais a serem treinados e o nível médio do universo a ser treinado.

Desenvolvimento:

De preferência, partimos de material escrito fornecido pela própria empresa, sobre o qual desenvolvemos exercícios e propostas de dinâmica de treinamento. Esse material escrito deve ser constituído de textos que foram já executados pelos profissionais da empresa e que possuem problemas de comunicação.

Dinâmica:

De acordo com as necessidades, tempo de treinamento, número de participantes e estrutura disponível, estabelecemos uma dinâmica adaptada às necessidades da empresa contratante. No entanto, a estrutura dinâmica dos treinamentos procura estabelecer um ritmo produtivo através de exercícios, simulação de situações reais, exemplos próximos e técnicas de consolidação de conhecimento adquirido.

Apresentação

A proposta básica é fazer a apresentação em salas pequenas, para aproximadamente 15 participantes, com o auxílio de um datashow, para apresentação em power point, e um flip chart, para apoio ao instrutor. No entanto, algumas situações podem ser otimizadas se a empresa contratante possuir recursos disponíveis, como, por exemplo, um computador para cada participante, conectados em rede. Essa não é, porém, uma situação necessária.

Qual é o conteúdo básico do treinamento?

Há um conteúdo programático básico sobre o qual são feitas alterações necessárias, conforme as necessidades da empresa contratante. Essas alterações podem ser tanto inclusões como exclusões de assuntos. O conteúdo básico de nosso treinamento de redação empresarial é o seguinte:

  1. A importância da leitura para a comunicação escrita
  2. Como encontrar sua leitura e ler com qualidade
  3. Objetividade
  4. A digressão
  5. O tópico frasal (foco principal)
  6. O primeiro parágrafo
  7. O lead: roteiro de perguntas para o primeiro parágrafo (técnica jornalística)
  8. A ênfase desejada
  9. Recursos da linguagem: a informação, a opinião e a interpretação
  10. A conectividade (figuras de pensamento): cujo, onde, ainda que, ao passo que, etc
  11. Os fundamentos do e-mail
  12. A ética, a estética e a comunicação do e-mail
  13. Fórmulas e conceitos para a boa comunicação do e-mail
  14. A formalidade e a informalidade
  15. As qualidades da boa linguagem
  16. A correção
  17. Aspectos da gramática: como contornar as dificuldades
  18. Os principais erros gramaticais e ortográficos
  19. Encontrando novos caminhos
  20. Pontuação e sinais gráficos
  21. A crase
  22. Expressões técnicas
  23. Anglicismo
  24. A universalidade do texto
  25. A palavra certa
  26. Adjetivos bons e ruins
  27. Palavras de mau uso corrente
  28. Redundância
  29. Gerundismo
  30. Método telegráfico
  31. Revisão – A nova ortografia

Quais são as características do treinamento

Os treinamentos são montados de acordo com as necessidades da empresa contratante e adaptados às suas necessidades de tempo e de orçamento. Em todos os treinamentos são distribuídas apostilas aos participantes com um resumo dos tópicos mais importantes do curso