new-brasil620

Josef K., que todo dia acorda com a sensação de fazer parte de uma obra de Kafka, andou excepcionalmente injuriado nos últimos tempos. Isso porque simplesmente não conseguiu se relacionar com as grandes empresas que lhe prestam serviços essenciais, como bancos, provedores de acesso à internet e à TV paga, operadoras de celular e telefone, seguradoras, financiadoras e concessionárias. Pensando nisso Josef K. lembrou de uma antiga projeção em que, no futuro, só existiriam cinco mega corporações vendendo todos os produtos e serviços que nos consumimos. Josef K. teve uma brilhante ideia: se serão só cinco, por que não posso ser o dono de uma delas? Nesse caso, continuou a refletir o nosso herói, a minha corporação corrigiria todos os defeitos que hoje são praticados pelas empresas que nos prestam serviços. Então Josef K. rabiscou uma espécie de constituição que seria seguida por sua corporação futura.

1- Se o cliente quiser fazer contato com a corporação, não terá espera telefônica e nem menu de opções. Se ligar, será imediatamente atendido.

2- Se o cliente quiser cancelar algum serviço, não terá que ser transferido indefinidamente para outros departamentos da empresa que também não resolvem nada. E, importante: a ligação nunca cairá.

3- Se o cliente se dirigir a um posto de atendimento, não haverá uma fila de espera de uma hora e ele não precisará apresentar documentos para provar que é ele mesmo.

4-  Não haverá pacotes, combos ou negociações conjuntas de serviços e produtos que existem apenas para burlar a proibição da venda casada.

5-  O cliente pode manter o serviço que adquiriu mesmo que existam novos serviços com nova tecnologia. Se ele não tiver uma televisão HD, por exemplo, ele não precisará comprar um serviço de TV a cabo em HD.

6- Todas as contas serão perfeitamente compreensíveis a uma simples leitura.

7- Estão abolidos, definitivamente, os roteiros de respostas utilizados pelo atendimento telefônico.

8- As ouvidorias são estâncias de solução dos problemas enfrentados pelos clientes. Estão proibidas de transferir para o “departamento responsável”

9- Contas com valores incorretos devem ser reconhecidas e reembolsadas imediatamente.

10 – Nenhuma empresa tem política própria. A frase “é assim a nossa política” é considerada crime. Só existe uma política, que deve seguir a lei do consumidor.

 

Com esses dez mandamentos, Josef K. ficou, a princípio, satisfeito. Mas daí ele refletiu bem e chegou à conclusão de que, para usar essas novas leis, precisaria também mudar toda a cultura da nação. Então ele começou a pensar em fazer um novo país…